Você alguma vez parou para pensar por que os movimentos intestinais e as fezes são assuntos tabu? Há muitas razões para isso. Desde a mais tenra infância somos todos condicionados a considerar as fezes como sendo sujas nojentas e mesmo perigosas. A coisa incômoda deve ser eliminada o mais rapidamente possível. A defecação é uma necessidade infeliz e um assunto estritamente privado. Quanto aos órgãos que produzem as fezes, muitos de nós preferimos não pensar sobre eles, e se o fizermos, os consideramos misteriosos e até mesmo indignos.

            Há algumas razões para essas crenças e atitudes. Comumente as fezes cheiram mal – às vezes são fétidas mesmo. Doenças podem ser transmitidas através das fezes.

O ato de esvaziar os intestinos não é uma atividade dignificada, realizado em isolamento e às vezes desconfortável. O cólon e o reto (que produzem as fezes) são órgãos extremamente misteriosos – talvez os órgãos menos entendidos em todo o corpo. E quem de nós não ficou constrangido ao eliminar gases na frente de outras pessoas?

Entretanto mau gosto e reticência podem ir muito longe. As fezes e os gases não são necessariamente mal-cheirosos – o cheiro depende daquilo que comemos. As fezes tornam-se veículos de doenças apenas quando nos descuidamos de lavar nossas mãos ou quando o esgoto se infiltra em nossos reservatórios de água.

            Esvaziar os intestinos não precisa ser necessariamente desconfortável. Nosso conhecimento sobre os intestinos aumentou muito nos últimos anos e atualmente os médicos podem diagnosticar curar ou aliviar praticamente todos os distúrbios dos intestinos.

            Distúrbios intestinais são extremamente comuns. O fato é que a maior parte das pessoas sofre de problemas com a função dos intestinos ou de hemorróidas em algum período de suas vidas. A cada momento uma em cada cinco pessoas da população sente algum desconforto em seus intestinos e uma em cada 40 vai ter câncer de intestino, o qual pode ser amplamente prevenido se comermos os alimentos corretos.

            Os alimentos que comemos e a maneira pela qual vivemos nossas vidas têm uma enorme influencia em nossos intestinos.

       A colonterapia é um tratamento moderno que desintoxica e reabilita a função evacuatória. O processo de limpeza intestinal remove resíduos de fezes do intestino grosso, que podem ficar a cumulados por muitos anos. A colonterapia estimula os movimentos peristálticos, ajudando a regularizar sua função de eliminação, dando assim ao organismo condições de se prevenir contra uma série de enfermidades, e principalmente o câncer de intestino.

            A irrigação do cólon é realizada com água corrente, filtrada e ozonizada, associada à tecnologia avançada por meio de um aparelho que controla temperatura e pressão. Os resíduos são eliminados de forma higiênica, inodora e indolor.

            Inicialmente é realizada uma consulta para avaliação do paciente e prescrição do preparo do cólon. O ideal é realizar de 5 a 10 sessões em dias consecutivos ou alternados, para que se tenha um melhor resultado, e ao final a reposição da flora intestinal com lactobacillus. O tratamento é realizado por profissionais qualificados, com material descartável e sem risco de contaminação.

            Não deixe que este assunto tabu persista e continue influenciando nossos dias, sua saúde é seu maior patrimônio.  

 

Dra Kátia Carneiro

Fisioterapeuta

BIOCLIN Colonterapia