Você já fez uma reflexão sobre seus hábitos alimentares e de como estão funcionando seus intestinos?

                De que forma se alimentou para que seus intestinos deixassem de funcionar normalmente?

                A causa comum de toda enfermidade é a má nutrição, da qual deriva a toxemia (alto nível de toxinas em nossas células). A má nutrição deve-se à desordem na alimentação e à ingestão de alimentos que satisfazem apenas ao paladar, enchem a barriga, mas são deficientes em nutrientes e qualidades vitais.

                Quando nossos veículos físicos não recebem os nutrientes necessários para a reprodução de novas células, são obrigados a construir com aquilo que encontram, pedindo, a distintas partes do corpo, doações de materiais básicos indispensáveis. O resultado é uma lenta e progressiva deterioração dos órgãos e tecidos e de suas funções, que termina produzindo a doença. O envelhecimento precoce do ser humano tem sua origem principal na má nutrição e no sedentarismo.

                A toxemia depende de uma série de fatores que vão se somando. O ar contaminado das concentrações urbanas, a água com seus minerais nem sempre metabolizáveis, o stress, o abuso de álcool, tabaco, carnes, remédios, drogas, excitantes, o estar em contato com elementos tóxicos no lugar de trabalho ou em casa, são todos fatores que contribuem para o excesso de concentração de toxinas no organismo. Mas a causa principal encontra-se nos alimentos do mundo contemporâneo. Os resíduos de agrotóxicos nos vegetais, de hormônios e antibióticos em carnes e ovos, de químicos utilizados para processar alimentos como, por exemplo, para branquear o açúcar, a farinha, o sal, de conservantes nas carnes frias e nos produtos em lata e em garrafa, os corantes e sabores artificiais, as vitaminas sintéticas adicionadas que o organismo não metaboliza, etc.

                Outro fator que contribui para a intoxicação do nosso corpo é comer de novo quando não se tem ainda completada a digestão e comer quando irritado ou ressentido. Isto transforma tudo aquilo que está no estômago em substância tóxica, uma sobrecarga de trabalho para o sistema de eliminação. A mesma coisa acontece quando ingerimos alimentos que precisam de tipos diferentes de digestão como, por exemplo, comida cozida e fruta. Frente à mistura de alimentos não compatíveis, os organismos mais sensíveis reagem imediatamente, apresentando sintomas como azia, peso, gases, sentir de novo um sabor de algo já ingerido, etc. Mas é importante compreender que, nos organismos das pessoas que têm uma digestão ótima (dos quais se diz que podem digerir até as pedras), mesmo quando não se manifestam os inconvenientes mencionados, apresenta-se igualmente a acumulação de toxinas resultante da mistura inadequada. É de extrema importância o “bom astral” de quem prepara os alimentos, por isso a comida da mãe, se feita com amor, nos faz bem. As atitudes, emoções e pensamentos de quem trabalha na cozinha são absorvidas pelos alimentos e recebidas por aqueles que os consomem. O habito de abençoar a comida com gratidão ajuda enormemente a purifica-los, sintonizando as freqüências dos alimentos com as freqüências dos nossos corpos.

               O acúmulo das substâncias tóxicas debilita o sistema imunológico, conseqüentemente, o organismo não será capaz de resistir à presença de elementos patogênicos. Compreender que a toxemia é a causa fundamental de todas as doenças, permite definir claramente o caminho até a saúde: favorecer a eliminação dos venenos e fortalecer o sistema natural de imunidade, introduzindo no corpo os alimentos capazes de fornecer as substâncias nutrientes necessárias para seu bom funcionamento.

O intestino grosso é o ponto de acúmulo dos detritos da alimentação, causadores de putrefação pela presença de milhões de bactérias. De acordo com as pesquisas do Dr. Strusberguer, em 24 horas o número inimaginável de 128 trilhões de bactérias se propagam no interior do intestino grosso. Segundo o Dr. Mechnikoff, que recebeu o Prêmio Nobel com essa valiosa contribuição, a maior causa do envelhecimento reside na presença dessas bactérias prejudiciais ao intestino. Dessa forma, todos os nossos esforços, para vivermos com saúde, devem convergir no sentido de nos libertarmos da putrefação intestinal como meio de prevenção de muitos problemas. Sem exagero, podemos afirmar que um dos grandes segredos da saúde está nos intestinos. Todavia, já existe tratamento para tais problemas.

A Colonterapia é uma desintoxicação completa do intestino grosso por meio de um banho intestinal, utilizando material descartável e água especialmente beneficiada. Essa irrigação limpa profundamente as mucosas, fazendo desgrudar o material que fica estagnado, às vezes, por dezenas de anos, causando graves danos ao organismo. Além de colaborar na eliminação de muitos tipos de parasitas e limpar os detritos acumulados por longo tempo, ajuda a renovar a flora intestinal. É necessário zelar pela sua manutenção, pois milhões de pessoas no mundo inteiro sofrem de disbiose, que é o desequilíbrio da flora, ficando vulneráveis a inúmeras patologias. Daí ser fundamental zelar pela preservação da mesma.

 

Fonte: Palestra apresentada durante o Congresso Vegetariano em Widnau, Suíça, 1999. Adaptado por Kátia Carneiro (Fisioterapeuta)