É uma constante no consultório a queixa de prisão de ventre, flatulência, distensão abdominal. Em algumas mulheres chegam a perguntar se está grávida. Este sintoma além de ser desconfortável, abala a auto-estima. E muitas se habituam ao problema como se fosse normal e aprendem a conviver com essa situação, muitas vezes abusando dos laxantes. Se há um tempo atrás era necessário um comprimido laxante, agora são precisos 3, 4, 8 ou mais. E vai-se mudando a marca do medicamento até que o intestino não responda mais. A que se deve essa freqüente queixa?

Todo mundo tem gases e uma pessoa normal expele em média 14 vezes ao dia. O problema é o excesso de gases, que estufa o abdômen e pode causar cólicas, desconforto, indisposição e mau-humor. O excesso de gases pode ser por vários motivos que vão desde: alimentação, ansiedade, cândida intestinal, má digestão, desequilíbrio da flora intestinal, vermes, etc.

Sobre a alimentação é importante estar atento aos alimentos que produzem mais gases, entre eles estão o feijão e o leite.

Outros alimentos geradores de gases são pães e massas, pois uma parte do carboidrato não é totalmente absorvida ou digerida no estômago ou no intestino delgado, chegando resíduos no intestino grosso sendo fermentado pelas colônias famintas de bactérias. O excesso das carnes também contribui a este processo, pois ao permanecerem no intestino grosso entram em putrefação.

Outros alimentos que devemos prestar atenção são: brócolis, couve-flor, couve-de-bruxelas, repolho, cebola, couve-nabo, soja, ervilha seca, nabo, farinha de mandioca, etc.

A ansiedade é um fator que contribui para o aparecimento de gases, pois ao ingerir os alimentos rapidamente e não mastigá-los adequadamente, podemos estar ingerindo ar e dificultando a digestão normal.

Agora o fator mais freqüente é o desequilíbrio da flora intestinal (Disbiose). Sempre que acontece este desequilíbrio, a Candida albicans é o primeiro dos microorganismos perigosos cuja presença se faz notar. Ela está envolvida no tipo de disbiose chamada fermentativa e uma das principais conseqüências é a produção excessiva de gases. Nos casos de prisão de ventre, quando mais tempo as fezes ficarem no cólon, maior será a putrefação intestinal, e assim a distensão abdominal.

Para combater estas causas de gases é importante fazer anualmente uma desintoxicação com limpeza intestinal, reeducação alimentar e reposição da flora intestinal. A Colonterapia é uma boa maneira de realizar este processo, pois ajuda a combater a prisão de ventre, equilibra a flora e enzimas, elimina vermes e regulariza a dieta.

A colonterapia é um tratamento integral de limpeza intestinal que desintoxica através da remoção das fezes retidas no intestino grosso, acompanhado de uma dieta alimentar e a reposição da flora intestinal com lactobacilos. Então se você tem o abdômen estufado, chegou à hora de buscar auxílio médico para equilibrar sua flora, intestino e sua dieta, trazendo bem-estar e leveza a sua vida.