A pele é o maior órgão do corpo humano e um espelho que reflete saúde. Sua maciez, brilho e cor mostram muito de nosso bem-estar e das condições físicas do nosso corpo. Resistente e flexível, ela é responsável por várias funções:

 

Ø      Regular a temperatura do corpo;

Ø      Impedir a perda excessiva de água;

Ø      Proteger o organismo contra agentes externos;

Ø      Eliminar toxinas.

 

            A pele é uma “maquina viva” e, portanto, está em atividade constante. Seu funcionamento se faz através da ação conjunta de todas as células que a compõem. As células estão o tempo todo se comunicando, trocando informações importantes entre si. É a comunicação e o trabalho conjunto que garantem a perfeita harmonia da mesma.

            Devemos reconhecer que a pele, o cabelo e as unhas indicam por seu aspecto se estamos bem ou não. Quando nossos dentes estão se deteriorando, simultaneamente todo nosso corpo se deteriora. Quando a visão dá sinais de esgotamento existe a possibilidade de que necessitamos de uma reconstrução de todo o organismo. O organismo funciona como um todo, e cada órgão faz parte da “comunidade corporal”, é indispensável que todos trabalhem de acordo. Um órgão que perece, pode interferir em todas as atividades dos demais órgãos. Se a tireóide funciona com deficiência, isto interfere nos movimentos peristálticos (contrações musculares intestinais) que estão sob o controle do sistema nervoso vegetativo, comprometendo todo o transito digestivo. Se os rins não funcionam bem, podemos padecer de dores nas articulações como, por exemplo, a gota.

 A expressão “você é o que come” é a mais pura expressão da verdade. Uma alimentação saudável e balanceada é fundamental para o bem-estar de todo o corpo, inclusive para a saúde da pele. Uma alimentação equilibrada fornece nutrientes essenciais para o brilho e a vitalidade da pele. Além disso, dietas muito calóricas aumentam a produção de radicais livres que danificam e oxidam as células, acelerando o envelhecimento.

             É importante também ingerir bastante água ao longo do dia e incluir na dieta alimentos ricos em fibras, que facilitam o trânsito intestinal. Pessoas com problemas de prisão de ventre costumam apresentar também problemas de pele. A irrigação do cólon é um processo de limpeza intestinal, que tem como conseqüência a hidratação de todo o organismo, desintoxicando e melhorando a pele, pois a melhor maneira de hidratá-la é de dentro para fora. Por este fato, os médicos estão aliando tratamentos dermatológicos e hormonais à reeducação alimentar e à COLONTERAPIA.